Todo um universo além das brigas de bar.
Mulheres no comando ! |
A palavra deriva do grego ταβέρνα, que significa abrigo ou oficina, em latim taberna (barraca). Reunir-se em tabernas é um costume antigo, datado de 3500a.c. pelos sumérios onde o taberneiro eram tradicionalmente mulheres. Testemunho da vida econômica, social, cultural e politica das civilizações as tabernas proliferaram como espaços de venda, de produtos alimentares,designadamente, produtos locais e regionais com evidencia para o vinho, tornando-se pólos de sociabilidade, sobretudo, entre as classes populares.
O visual rustico é uma marca, cercado de arte por toda parte. Mesas de madeira, paredes de pedra, roda de carroça, barris de vinho, troncos de madeira, archotes, candelabros, velas, balcão de madeira crua.
Esses candelabros me lembram aqueles filmes de piratas. |
Geralmente tabernas situadas nas estradas e nos portos e cais também serviam como abrigo e estalagem, possuindo pequenos quartos para viajantes. Os produtos vendidos em uma taberna são muito mais variados do que vinhos, cerveja e hidromel (este característico das terras ao norte da Europa, néctar dos deuses nórdicos): embutidos, carnes e peixes salgados, cebolas, alho eram alguns itens comuns, estabelecimentos que ganhavam característica de pequenas mercearias. Comidas regionais eram servidas, a exemplo das tabernas portuguesas que sempre vendiam o tradicional bacalhau.
Local de cantorias e historias, ponto de informações, jogos, refugio, centro de reuniões, performance e danças. Dentro do cenário de um rpg a taberna com certeza é o estabelecimento mais cultuado. Sendo assim, como podemos inserir tal elemento em uma aventura? alguns exemplos:
- Existem tabernas e tabernas e cada uma delas com um tipo de publico, você no lugar certo com um pouco de dinheiro e carisma pode conseguir todo tipo de dicas e informações.
- Em dias calmos a força de um homem é medida pela quantidade de cerveja que ele pode beber, guerreiros afastados, mercenários, andarilhos, homens do rei, todos podem ser encontrados com suas faces vermelhas depois de alguns goles, um ótimo lugar para se contratar.
- A fama de corsários e piratas se prolifera pelos portos, e quando em terra firme todos eles vão atrás de rum e mulheres. Você precisa de um barco? saiba onde achar seu comandante.
- Aonde descansar por um preço módico? afinal tabernas são barulhentas e cheias de confusão, quem cobraria caro por um quarto nesta situação.
- Em pequenos vilarejos existem pouquíssimas pessoas influentes: o prefeito, o sacerdote e o dono da única estalagem local, qual deles sabe de todas as tramas e segredos da cidade ?
Um local para se fazer planos e comer assados. |
Muito se pode fazer em uma taberna sem que tenha de acontecer uma das famosas brigas de bar, mas acho que não teria dito nada sobre este ambiente dentro de um rpg sem comentar dos rumbuliões (gíria antiga para briga ou comoção violenta). Então ai vai alguns detalhes:
- Em algumas tabernas é proibido entrar com armas.
- Alguns salões possuem suas paredes extremamente adornadas com armas, escudos e equipamentos que simbolizem o poder bélico de tal local.
- Em reuniões de homens de armas (geralmente para de discussão de planos de guerra e alianças) todos devem colocar seus escudos nas paredes, cada qual com seu devido emblema.
- Mulheres que frequentam os bares nem sempre são indefesas, algumas carregam sempre um punhal ou objeto capaz de furar em suas cintas ligas e/ou dentro de suas roupas.
- Mesas redondas podem ser usados como escudo, garrafas quebradas podem cortar, candelabros são ótimos para se atravessar distancias e uma lareira acesa com espetos de ferro incandecentes pode ser uma grande arma.
- Debaixo do balcão, longe dos olhos da clientela, pode-se esconder uma besta.
Acredito assim ter passado um pouco de tudo aquilo que pode acontecer em uma única noite na taberna local e ter dado algumas ideias para ilustrar esse cenário de campanha.
"Se beber não faça isso com um Anão, se fizer não dirija, ou cavalgue."